Teletrabalho: Como manter um estilo de vida saudável a trabalhar em casa

Trabalhar em casa não é o ideal para todos, mas tornou-se agora uma realidade para muitos de nós. No entanto, há algumas maneiras de tirar o máximo proveito disso. 

Quer se trate de flexibilidade do tempo de trabalho, de teletrabalho ou qualquer outro motivo, cada vez se trabalha mais em casa – e não são apenas os freelancers a fazê-lo. O trabalho à distância há muito que faz parte de um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal. Mas, para muitos de nós, também pode significar ainda menos actividade física do que antes, mais não seja porque não temos de nos deslocar até ao trabalho. Aqueles de nós que são novos a trabalhar a partir de casa também têm de fazer alguns ajustes para evitar o sedentarismo. Aqui vamos mostrar-te como fazer isso mesmo!

Levantar cedo e cedo erguer

Primeiro que tudo, programa o despertador e levanta-te quando tocar. Quando estás a trabalhar em casa, deves agir como se estivesses a ir para o escritório. Isso significa tomar banho, tomar o pequeno-almoço e vestir outra coisa que não as tuas calças de fato-de-treino ou o teu pijama. A razão para isto é que, se começares a trabalhar diretamente da tua cama, não estarás mentalmente tão preparad@ para o teu dia de trabalho como se seguisses a tua rotina matinal. E também pode ser bastante embaraçoso quando tiveres de fazer uma videochamada! 

Cria o espaço de trabalho ideal

Em dias de sol até poderias ligar o teu portátil e começar a trabalhar na varanda – ou mesmo na banheira, por que não? O único problema é o quão bem consegues concentrar-te nesses locais e o tipo de problemas de postura que poderás ter como resultado. A luz solar directa e o ruído não são exactamente propícios a uma boa concentração. As tuas costas também darão rapidamente o ar de sua graça se trabalhares deitad@ no teu sofá, como se fosses um pequeno saco de batatas! É por isso que deves procurar um local de trabalho tranquilo e isolado, com uma secretária e cadeira confortáveis (idealmente ergonómicas). Se não tiveres outra escolha, a mesa da sala de jantar também serve. O principal é que o teu espaço esteja arrumado e que a internet funcione.

Come snacks saudáveis

O teu frigorífico está sempre a chamar por ti? E os armários da cozinha também, especialmente quando estão cheios de comida nada saudável? Saúde e nutrição andam de mãos dadas e agora é especialmente importante comer bem e fortalecer o sistema imunitário. Para evitares cair nesta armadilha, é melhor encheres os teus armários com snacks saudáveis. Frutas, legumes, nozes ou doces de baixo teor calórico, como bolos de arroz, são permitidos. Queres ir ainda mais longe? Então tenta ficar sem açúcar por um tempo! E, claro, não te esqueças de te hidratar ao longo de todo o dia com bastante água ou chás sem açúcar.

Mantém-te activ@

Sempre quiseste começar o teu dia com meditação ou yoga, mas até agora não conseguiste resistir à atracção da tua cama? Agora é a altura perfeita para fazer algum exercício antes de começar a trabalhar. Aliás, alguns dos nossos parceiros estão a oferecer uma vasta gama de aulas online em que podes participar diretamente de tua casa.

Usa bem o teu tempo

Queres dormir até tarde, tomar um café em paz e eventualmente começar a trabalhar? Não é uma boa ideia. O importante é manteres o teu horário regular de trabalho. Caso contrário, de repente será hora do almoço e ainda nem começaste o teu dia de trabalho. O mesmo se passa à noite. Se não determinares o final do teu dia de trabalho, corres o risco de nunca terminar. Planear uma hora fixa para desligar o computador também aumenta a tua produtividade. 

Fazer pausas também é importante! Deves tomar as mesmas medidas que no escritório: levanta-te regularmente, alonga e apanha ar fresco. Um pouco de meditação também pode fazer maravilhas na redução do stress. Apenas alguns minutos são suficientes para ter a cabeça limpa e organizada e para reflectir sobre os teus próprios pensamentos.

Mantém-te em contacto 

Espírito de equipa e bom humor são os pilares para manter a sua motivação elevada. Troca ideias com teus colegas regularmente, mesmo estando a trabalhar em casa. Usa as videochamadas para uma pausa para café ou para um pequeno treino em equipa! Podem não estar no mesmo escritório mas estão a trabalhar pelo mesmo. Partilhar experiências vai ajudar toda a equipa a sair da rotina, pelo menos por algum tempo. 

Em comunidade somos mais fortes do que pensamos!

Esperamos que as nossas dicas te ajudem a trabalhar em casa de forma mais produtiva, confortável e saudável.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Gostarias de saber mais sobre a oferta desportiva corporativa do Urban Sports Club?